Mulher branca de cabelos pretos, presos, com colar de artesanato.

Aline Camila

O Crochê é uma bela arte que nunca sai de  moda e está sempre se inovando e se adequando às tendências.

Hoje em dia, as principais dúvidas que muitos artesãos que amam o crochê tem, são:

  • Como ganhar dinheiro com o crochê?
  • Qual trabalho fazer?
  • Que material utilizar?
  • Como vender?
  • Quanto cobrar?

São inúmeras as dúvidas, e se isso não for definido logo no início, tornar o  crochê uma profissão e ganhar dinheiro com essa arte, será bem mais complicado.

Trago neste artigo algumas dicas e informações importantes para quem deseja fazer do crochê sua profissão e ganhar dinheiro com ele.

Existem muitas peças que se pode fazer com o crochê… Roupas, acessórios, enfeites, tapetes, jogos de banheiro, lembrancinhas, colares, almofadas, bicos de pano de prato,… enfim, uma variedade de trabalhos.  

A possibilidade de acrescentar à essas peças vários materiais como, pérolas, botões, fitas,… agregam valor a elas e dão um charme todo especial.

Blusa azul feminina de crochê (cropped).  Enfeites circulares de parede nas cores amarelo, rosa e azul, com pássaros brancos e flores nas pontas, todas em crochê. Relógios de parede nas cores azul e amarelo, com flores. Tudo em crochê.

By: Fabiana Ribeiro

 

Para quem deseja iniciar no crochê, deve ter em mente que investir em material é preciso. Mas não se deve sair comprando todas as numerações de agulhas, lãs, linhas e todas as revistas que ver pela frente. Defina antes de mais nada, que tipo de produto será feito e, para quem você irá vender.

Eu por exemplo trabalho com dois nichos de mercado, a linha Newborn que vendo pela minha loja na internet e a Moda Praia que vendo em lojas físicas aqui da região onde moro.

Biquini laranja feio em crochê. Kite newborn de aviador deito em crochê.

By: Fabiana Ribeiro.

Após definir os tipos de peças irá produzir, aí sim compre: agulhas, linhas, lãs ou barbantes, uma revista ou encontre na internet uma receita. Enfim todo o material necessário.

Se você está iniciando no crochê, aconselho a começar por uma peça bem simples, assim quando você ver sua peça pronta, vai se sentir estimulada a realizar trabalhos cada vez mais elaborados e belos.

Lembre-se:

A numeração da agulha deve combinar com a da linha, lã ou barbante.

Depois de produzidas, suas peças deverão ser vendidas. Procure tirar boas fotos e coloque na internet, na sua rede social, no seu blog ou site de vendas. Eu indico a Elo7 como plataforma para loja virtual.

Expor seus trabalhos em feiras e eventos da sua região, é uma das várias maneiras de divulgar e vender seus produtos.

Você pode ainda fazer uma feirinha em sua casa e convidar seus parentes, amigos e vizinhos para prestigiarem seus trabalhos.

Participar de grupos de artesanato e principalmente de crochê no facebook, também é uma ótima opção para divulgar seus trabalhos.

Lembre-se:

As datas comemorativas são sempre  uma oportunidade de vendas. 

Para não ter que sair por aí com todas as suas peças na mão à procura de clientes, sugiro que você monte um álbum com boas fotos de todas as suas peças, leve ele sempre com você e fique atento às possibilidades de vendas que vão surgir ao longo do seu dia.

Álbum com todas as peças que foram feitas em crochê, para que os clientes possam ver todas as peças.

By: Fabiana Ribeiro

 Se você tem interesse em saber mais como vender suas peças pelo facebook, acesse esse artigo. 

Mas e quanto cobrar pelo crochê?

O que se vê muito por ai, são pessoas calculando 3 vezes o valor do material utilizado e assim formando seu preço de venda. Mas deve-se levar em conta muitas outras coisas.

Você deve considerar o tempo de criação, o tempo de produção, os custos de transporte para a compra de material e tudo mais que você gastar para produzir a peça.

Coloque na ponta do lápis todos os custos que você tem para a produção da peça, afinal de contas se você quer ganhar dinheiro, deve saber quais são seus custos reais e assim saberá qual será seu lucro.

Para ser reconhecido e lucrar com o crochê, é necessário fazer peças bem trabalhadas e com acabamentos perfeitos. Devemos acompanhar as cores da moda e sempre estar buscando nos aperfeiçoar cada vez mais, tanto na parte da confecção como também entender como funciona o varejo.

 

Sapatinho de bebê vermelho feito em crochê

By: Fabiana Ribeiro

Cursos de crochê são sempre bem vindos e para quem deseja trabalhar nesta área, saiba que há um mercado em ascensão.

As facilidades que a internet nos oferece hoje, possibilitam a você, não só vender e comprar suas peças, mas também vender e comprar, tanto cursos de crochê passo a passo para iniciantes, como cursos mais avançados.

A última e principal dica que dou é: coloque muito amor nas suas peças!

À partir de agora você já tem as principais dicas de como fazer do crochê a sua profissão e ganhar dinheiro com ele.

Agora mãos a obra!

Bom trabalho e nos vemos no próximo artigo!

Aline Camila.

 

Veja também alguns artigos como:

Artesanato com feltro.

Descubra os diversos nichos do scrapbook.

Patchwork, Patchaplique e Prensa térmica uma combinação perfeita!

Pintura em enxoval de bebê, um artesanato bom de venda e lucrativo.