Mulher branca de cabelo liso, curto e castanho escuro, usando óculos, chamada Gisele Sanches.

Gisele Sanches

Por acaso o “bichinho do Feltro“ já te mordeu? Nãooo??? Então se cuide, pois, ao ler essa matéria sobre a artes em feltro que preparamos especialmente para você, que ama artesanato, tudo pode mudar..

Tudo bem com você?

Antes de falarmos sobre o feltro este material apaixonante, quero me apresentar pra que você me conheça e entenda o porquê de tanto amor por este material incrível que é o feltro.

Eu me chamo Gisele Sanches, sou do interior de São Paulo e sou completamente apaixonada pelo trabalho em feltro! A partir de hoje esse será o nosso cantinho para falar sobre esse material tão versátil – o que é, de onde vem, onde podemos utilizá-lo, enfim… tudo o que você quiser saber sobre feltro, aqui  você vai descobrir.

Mais um pouco sobre mim…

Por volta de 2010 iniciei meu aprendizado na arte do feltro e nunca mais parei!!! É um aprendizado diário, carregado de admiração por este material que serve de base para os trabalhos mais encantadores que já vi.

Sempre gostei muito de artesanato, criatividade e de trabalhos manuais. Inicialmente eu me encantava com as revistas de artesanato e os programas de televisão. Toda as tardes, eu sempre ligava a TV procurando algum passo a passo, alguma dica de DIY para casa ou para presentear.

Nos momentos de descanso, ou estava lendo uma revista – de artesanato, claro! – ou estava tentando fazer algum trabalho manual. Um dia, resolvi tomar coragem e partir em busca de um curso presencial de crochê, pois sempre adorei a técnica e a infinidade de peças que dava pra produzir simplesmente com uma agulha e um fio. Até então eu nem sonhava com a existência do feltro e nem com seu universo mágico.

Iniciei um curso EAD, de Pedagogia e por esse motivo, comprei meu primeiro computador. Foi aí que tudo mudou, pois entre uma atividade e outra, pra me entreter, eu pesquisava imagens e participava de grupos sobre artesanato. Foi um período maravilhoso, de muitas descobertas, pois eu mantinha contato com pessoas do Brasil inteiro e até de alguns países, como Peru e Portugal. Foi assim que descobri o feltro. As colegas mandavam fotos, passo a passos, dicas e foi amor a primeira vista!!!!

Eu não conhecia aquele material e fiquei muito curiosa, pois nas fotos ele parecia ser macio, colorido e muito delicado. Os bichinhos e bonecos mais pareciam obras de arte, pois eram muito bem feitos e cheios de detalhes encantadores.

A partir daí, eu passava horas vendo fotos de trabalhos lindos, enchendo os olhos com peças muito bem feitas por artesãs que mais pareciam fadas. Era quase um vício!!!! Kkkkkk Qualquer tempinho que sobrava, la estava eu procurando fotos de trabalhos em feltro e lendo tudo sobre as artesãs que os produziam.

Porem, diferente do crochê, não tive a mesma sorte quando busquei na minha cidade um curso presencial que ensinasse a técnica do trabalho em feltro. Minha saída foi procurar algo pela internet. Também não havia muita coisa, apenas alguns tutoriais, mas mesmo assim, resolvi me aventurar, até que um dia comprei o material indicado e arrisquei meus primeiros pontos.

Gastei por volta de uns 10,00 na época: 20cm de feltro, uma agulha e linha! Um super investimento, não é não? Kkkkk Peguei um molde gratuito da internet, de um ursinho e usei uma caneta comum pra riscar e a tesoura que eu tinha de cortar tecido. Peguei um pouquinho de enchimento que estava la guardado, que comprei pra encher uma almofada e la fui eu, feltrar horrores!!!! Deu tudo certo…mas sabe como é né? Estava longe de parecer com aquelas maravilhas que eu via na internet.

Fui insistindo cada vez mais, pois eu gostava tanto que não conseguia desanimar! Era tão prazeroso casear!! Fui fazendo cursos on line, vendo vídeos e quando eu menos esperava, começaram a surgir as primeiras encomendas! Eu nem me achava boa o bastante, mas não podia perder a chance de feltrar muito kkkkk

Aí então surge o Ateliê Gisele Sanches, onde comecei a produzir guirlandas para porta de maternidade, bonecos para decoração de festa, artigos para decoração de quarto infantil, lembrancinhas e muitas peças que participaram de momentos preciosos da vida dos clientes. Aprendi muito com os desafios que se multiplicavam e também me emocionei varias vezes, com historias e depoimentos relacionados as minhas peças.

Agora o ateliê esta passando por uma nova etapa: ensinar um pouco do que aprendi e ajudar a todos que se interessam pelo feltro a descobrirem mais e mais sobre esse material fantástico, que virou mania mundial e veio para ficar, pois além de toda a satisfação pessoal, também tem se tornado uma boa fonte de renda, ao ponto de que muitas pessoas já fazem desse trabalho sua renda principal.

Falar sobre tudo isso é maravilhoso, pois, mais uma vez estou participando de historias e ajudando pessoas a trilharem este caminho colorido que o feltro nos traz.

Mas me fala, o que é o feltro, afinal?

O feltro é um tipo de TNT, ou seja, um tecido que não é tecido de verdade. Ele é produzido através da técnica da calandragem, que prensa os fios e vai formando uma trama firme e resistente, porem flexível, que se parece muito com um tecido.

Há vários registros do uso de materiais semelhantes ao feltro na antiguidade. Digo semelhantes porque hoje em dia o feltro é obtido por meio da prensagem de fios sintéticos e também de fios produzidos através da reciclagem de garrafas pet, o que antigamente era feito com pelos de animais. Ele pode ser considerado uma das formas mais antigas de tecido conhecidas na antiguidade, aparecendo antes mesmo do tricô.

Há relatos de que foram encontrados, na Turquia, restos de feltro que datam de pelo menos 6.500 antes de Cristo, sendo usado na confecção de tendas, tapetes, vestimentas, mantas entre outros produtos.

 

Veja também alguns artigos como:

 Crochê como profissão

Descubra os diversos nichos do scrapbook!

Patchwork, Patchaplique e Prensa Térmica

Pintura em tecidos

Produção de casamentos  usando produtos artesanais

Espaço KIDS em casamento.

Visão periférica e casamento.

Vintage, Rústico, Boho e Shabby chic

 

Artes em Feltro.

Atualmente, o feltro é utilizado principalmente na fabricação de variados artigos de decoração, dando origem a peças lindas, originais e lucrativas para quem as produz, devido a ser um material barato, fácil de se encontrar e com técnicas simples de aprender.

Na decoração de festas, por exemplo, estão em alta os bonecos de feltro representando personagens variados que compõe o imaginário infantil, podendo ser inspirados em filmes, contos de fada clássicos ou simplesmente bichinhos e elementos da natureza, como passarinhos, borboletas, nuvens, cães, gatos e uma infinidade de temas.

 

Decoração de festa de aniversário de 2 anos, feito em feltro, com o tema chapeuzinho vermelho.

Decoração de festa de aniversário de 7 anos, feito em feltro, de princípe. Decoração de aniversário de 7 anos, feito em feltro, com o tema a pequena sereia. Decoração de mesa, feito em feltro, com casinha para passarinhos , dois passarinhos e uma arvore

 

Outros exemplos da utilização muito bem sucedida do feltro são:

  • No vestuário: apliques em camisetas, bodys infantis, bijuterias, enfeites para cabelo e tiaras, carteiras, bolsinhas infantis, roupas para pet, sapatinho de bebe;

Bolsinha infantil feita com feltro , toda vermelha com a minnie.   Bolsinha infantil feita com feltro , toda vermelha com uma coruja rosa.

 

  • Na decoração da casa: quadros, abajures, almofadas, itens de cozinha, como puxa sacos, porta panos de prato, porta controle remoto;

Porta controle remoto com o tema Natal, feito em feltro, com três bolsinhos. Decoração da mesa da cozinha, xícaras, bule e guloseimas feitas em feltro.

  • Na decoração do quarto das crianças: bichos de maçaneta de porta (que evitam que a porta bata e deixe a criança fechada dentro do quarto), guirlandas para enfeitar a porta da maternidade, contendo o nome do bebe, vasinhos com flores, móbiles, bichinhos para colocar de enfeite em nichos e prateleiras;

Guirlanda de decoração da porta de quarto do bebê feita em feltro,com um anjinho escrito o nome Francisco Vários bichinhos selvagens em feltro para a decoração do quarto da criança. Guirlanda de decoração da porta de quarto do bebê feita em feltro, com um ursinho escrito o nome Antonio.

  • Acessórios diversos: capa para carteira de vacinação, chaveiros, porta celular, capas de cadernos e de agendas, marcadores de livro, ponteira de lápis, lembrancinhas de todos os tipos – nascimento, batizado, aniversario, chá de revelação, brinquedos, esconde chaves;

Fantoche, feito em feltro, para contar histórias sobre a chapeuzinho vermelho. Versão de Charles Perrault. Vários anjinhos, feito em feltro, para lembrancinha. Todos azul Capa de livro, feito em feltro, da chapeuzinho vermelho.

E então? Ficou apaixonada(o) pelo feltro? Em nossos próximos artigos iremos falar muito mais sobre esse material encantador e super útil que vem colorindo e enfeitando o mundo!!!! Se você tem perguntas, comentários e sugestões, aqui é o local certo pra você deixar sua opinião. Será um prazer ouvir o que você tem a dizer sobre esse assunto.

 Grande beijo e até a próxima.

Eu sou Gisele Sanches, professora e historiadora de formação e artesã por opção.

Minhas redes sociais:

 

Quero fazer parte da lista VIP.