Mulher branca de cabelos ongos escuros, com colar de artesanato.

Aline Camila

Já pensou você viver de artesanato? 

A crise econômica pela qual o Brasil está passando atualmente vem surtindo efeitos desastrosos na vida de muitos trabalhadores brasileiros.

Desde aqueles com remunerações de um salário mínimo, a até executivos de grandes empresas, estão vendo suas vidas mudarem radicalmente nos últimos meses com a perda de seus empregos.

 

A crise existe, isso é um fato, mas o que fará toda a diferença é como você vai se posicionar diante dela. 

Ficar se lamentando, dizendo que as coisas estão ruins não vai solucionar o problema, mas sim, levantar a cabeça, olhar pra frente e procurar encontrar soluções para vencer essa fase difícil.

E foi isso que eu fiz! Viver de artesanato!

Até dezembro de 2015 eu trabalhava como professora universitária, mas a crise provocou mudanças no FIES, e isso fez com que os alunos diminuíssem drasticamente. Resultado: eu  e vários outros professores fomos demitidos. Mas este momento que era para ser difícil se tornou um recomeço para mim. 

Enquanto os outros saiam chorando após assinar seus avisos, eu saí sorrindo e vislumbrando meu futuro como empreendedora e artesã.

Desde outubro, quando começaram a surgir comentários sobre possíveis demissões, já imaginei que estaria na lista, pois sou apenas especialista e o outro professor que ministrava as mesmas matérias era mestre.

Mas o que fazer diante dessa situação?

Decidi investir no meu conhecimento e procurei aperfeiçoar minhas técnicas. Comprei um curso online, o qual me permitia assistir as aulas quando pudesse e reativei minha loja do elo7 com novas peças. Em uma semana os pedidos começaram a chegar e em paralelo à produção das peças eu estudava o curso e continuava com as aulas na faculdade.

Na sequência adquiri outro curso e as coisas foram se encaminhando de forma que até o momento da minha demissão, eu já tinha várias clientes e conhecimento para implementar outros projetos.

Se você ama artesanato e perdeu ou está prestes a perder o seu emprego, faça deste momento um recomeço de vida, comece a viver de artesanato!

Trabalhar com artesanato é uma das atividades mais desejadas por várias pessoas, mas se você acha que é só querer e sair fazendo, me desculpe, mas assim você não irá muito longe! Busque, conheça, aprenda o que for necessário, saber fazer peças bonitas não é sinônimo de sucesso, é preciso saber fazer, vender e cuidar do seu negócio artesanal, é realmente viver de artesanato.

Saber fazer está cada vez mais fácil, são inúmeros vídeos, PAP e cursos disponíveis na internet além de programas de TV ensinando várias técnicas diferentes. Em breve estarei lançando meu primeiro curso online.

Saber vender já requer um pouco mais de esforço se você deseja ter uma boa clientela.

Ainda bem que existe o elo7 para facilitar a nossa vida!

Mas não pense você que abrir sua loja no elo7 já é sinônimo de sucesso, claro que assim você já terá muito mais chances, mas para atingir seus objetivos com a sua loja existem outras dicas extremamente importantes como:

 

· Escolha de um nicho que venda o ano todo;

· Uma loja com credibilidade;

· Fotos de qualidade;

· Frete configurado automaticamente;

· Destaque na busca;

· Atendimento rápido e eficaz;

· Entrega no prazo estipulado;

· E principalmente produtos de qualidade.

 

1. O nicho em que você vai atuar é uma das escolhas mais importantes que você precisa fazer. Em tempos de crise, a maioria das pessoas compram apenas o que é mais necessário e no meu ponto de vista, os dois nichos em que as pessoas com crise ou sem crise não deixarão de comprar são os de casamento e bebê.

São acontecimentos que ocorrem o ano todo e nos dois casos as pessoas gastam até o que não podem para satisfazerem seus desejos. Se você atua em outro nicho e não tem vendido muito, reveja seus conceitos e analise o que é melhor a fazer nesse momento.

 

2. Qualquer artesã (ão)  que deseja obter sucesso com a venda de suas peças precisa ter sua loja no elo7. O nome elo7 hoje se tornou a maior referência na comercialização de produtos artesanais no Brasil.

As pessoas quando veem que a loja é do elo7, tem confiança em comprar e a certeza de que irão receber produtos de boa qualidade, feitos com carinho, além é claro de sua principal característica: produtos personalizados. Se você ainda não tem a sua, sugiro que abra imediatamente, siga as próximas dicas e boas vendas.

 

3. Fotos de qualidade são importantíssimas para gerar uma boa impressão sobre os seus produtos.

 

4. As pessoas preferem fazer seus pedidos automaticamente, portanto é muito importante que o frete esteja configurado corretamente.

 

5. Durante um bom tempo não paguei o Destaque na Busca e me arrependo por não ter feito isso antes. No primeiro mês que paguei o destaque, minhas vendas simplesmente triplicaram.

 

6. Seja rápido em responder às mensagens, dê atenção aos seus futuros clientes, ofereça possibilidades de escolha, permita que ele participe da produção da peça, isso fará muita diferença.

Pessoas que compram produtos artesanais estão em busca não só de produtos exclusivos, mas também de um atendimento exclusivo.

7. Clientes novos, que ainda não te conhecem, observarão as avaliações da sua loja e os três últimos itens são essenciais para gerar boas avaliações.

 

Veja também alguns artigo como:

Dicas para superar a crise e viver de artesanatos.

A vida que voce tem e a vida que voce quer?

Patchwork, Patchaplique e Prensa Térmica

Como o empreendedorismo pode mudar sua vida.

Descubra os diversos nichos dentro do scrapbook.

Viver de artesanato é o sonho de toda (o) artesã (ão) e hoje eu posso dizer que vivo de artesanato atuando de 3 maneiras diferentes:

 

1. Como artesã, através da minha loja no elo7;

 

Cartão do Ateliê Aline Camila, contendo informações sobre os instagram, facebooks, pinterest, blogs, lojas do elo7, e whatsapp. Com cor predominante rosa e uma coruja.

 

2. Como blogueira, aqui no Ateliê Escola, onde dou orientações para as artesãs (ãos) sobre como fazer, como vender e como montar seu negócio artesanal;

3. E como professora através de cursos online que estarei lançando em breve.

A melhor parte da minha demissão é que agora eu tenho a possibilidade de trabalhar com as duas coisas que mais amo, dar aulas e artesanato, com o diferencial que hoje eu trabalho em casa no horário que eu achar melhor, cuido das minhas filhas e posso ter uma infinidade de alunos espalhados por todo o país.

Não acredito que as oportunidades caem do céu, acredito que eu tenho condições de criá-las e fazer com que elas deem certo através do meu trabalho e esforço.

Por mais que as coisas possam parecer difíceis ou ruins, existe sempre um lado bom, procure por ele! Corra atrás dos seus sonhos mesmo que eles pareçam impossíveis, se aperfeiçoe, busque mais conhecimento, isso é algo que ninguém jamais poderá tirar de você!

Levante a cabeça e vá à luta! Comece a viver de artesanato!

 

Até breve!

 

Deixe seu comentário abaixo, ele é muito importante para mim!

 

Aline Camila