Mulher branca com cabelo curto, escuros de óculos.

Dirce Melo

Muitas novidades têm surgido dentro do tema casamento nessa última década.  A tecnologia tem ajudado muito e as noivas sabem onde pesquisar e encontrar cada vez mais ideias que podem fazer de seu evento algo diferente, marcante.

Hoje, multiplicaram os itens, pensa-se mais no bem estar do convidado e leva-se em conta a personalidade e sonhos dos noivos. E são de pensamentos assim que nascem produtos para atender aos desejos e suprir as  necessidades que tais sonhos exigem.

Muitas ideias são importadas, resultado de pesquisas virtuais e a vontade dos noivos por algo novo. O fácil acesso à internet mudou muita coisa em decoração de festa. Novos estilos, como os que conhecemos no artigo anterior, foram incorporados, a simplicidade e a rusticidade de alguns elementos hoje são mais valorizados.

O mercado cresceu e passou a oferecer uma infinidade de produtos e o mais interessante é que o “feito a mão” tem seu espaço garantido.

Essa novidade que trouxe pra vocês e que já não é tão nova assim, mas veio para agradar, principalmente os convidados, tem muito que melhorar e crescer, então veja isso como um oportunidade!

É o chamado Espaço kid na festa de casamento.

Lembram-se de quando as crianças ficavam correndo pelo salão e se tornavam o terror para os garçons (problema)? Agora elas ganharam seu lugarzinho próprio e garantido na festa (solução). Muitos espaços para eventos investiram para atender essa galerinha.

Onde entra o artesão nisso?

Vamos pensar? Criança gosta de:

· pintar,

· rabiscar,

· brincar,

· faz de conta… e por aí vai.

Ela vai sentar, deitar, rolar… Nessa minha lista, acrescente o que você lembrou aí, certo? Bem, agora você vai pensar no que elas precisam para praticar essas ações!

Percebeu?

Vamos resolver isso juntos. A criança vai precisar de:

· Papéis,

· Lápis de cor,

· Pranchetas…

· As meninas podem querer brincar de se maquiar,

· Os meninos de quebra-cabeça, jogos…

Para pintar precisam sentar-se. Então:

· Bancos (vários modelos),

· Almofadas,

· Pufes,

· Mesinhas,

· Tapetes,

· Potes para os lápis são produtos sugeridos.

 

Mesas separadas para crianças em casamento com potes para lápis.

Criança brincando de amarelinha.

 

Agora vamos pensar que esse material precisa ser embalado. Criar materiais e embalagens interessantes para o espaço kid com certeza vai lhe garantir o brilho nos olhos da noiva e de seus convidados mirins. Lembre-se de que há também as lembrancinhas diferenciadas. Essa é a oportunidade que você, artesão pode ver além de um simples espaço kid.

 

Mesa com potes de gis de cera para as crianças nos casamentos.

prancheta com desenhos para colorir e gis de cera.

 

E ir um pouco mais além é pensar também na possibilidade de que nem todos os casamentos acontecerão em lugares que oferecem um ambiente reservado às crianças. Então que tal você oferecer esse espaço kid? De que forma? Como é que as crianças brincam dentro de casa, como é que elas marcam seus territórios? Uma cabana. Isso mesmo, uma cabana, isso não é legal?  Criança ama isso.

 

Cabaninha ao ar livre para crianças.

Cabaninha dentro de um quarto para crianças.

 

Então, se você é um artesão, artesã que gosta de fazer arte pra criança, está aí uma bela oportunidade. Transforme essas ideias em algo artesanal, coloque mais criatividade. Você pode optar por um produto, ou um grupo de produtos e até um kit completo que atenda toda a necessidade que um espaço kid exige.

Sugiro que visite exposições e feiras de noivas, esses eventos levam a ampliar conhecimentos, ajudam a ficar por dentro de tudo que existe nesse universo, inclusive das tendências desse mercado que vem crescendo e só em São Paulo, o número de casamento vem aumentando por quatro anos seguidos.

Talvez essa sugestão lhe pareça algo estranho. Gosto quando me apontam algo que soa estranho! Pois essa situação me faz pensar mais, me leva a refletir mais, me força a pensar de várias maneiras, me coloca dentro da situação de modos diferentes. Durante esse exercício vou pontuando os prós e contras e nesse processo destaco onde me sinto segura e aí fica fácil traçar o caminho.

Se você decidiu entrar no ramo de produzir itens para casamento, pesquise bastante. É desafiador, pois ninguém surge do nada para nos apontar a direção, não é mesmo? Sei do que falo, pois fui do meio e ainda hoje atuo atendendo a pedidos de mães, sim de mães que foram minhas clientes quando noivas e hoje casam seus filhos. Encontre um diferencial, pois será  sua marca e fará a diferença. Preze por produtos de qualidade, bom acabamento e boa aparência.

Sei que você está pensando em valores, preços. Para achar o valor pense sobre o que você quer oferecer ao seu cliente? E quanto ao achar o preço certo, a Aline Camila, aqui do Ateliê Escola, publicou um artigo, por sinal, excelente, sobre como calcular, de maneira fácil, o preço de venda do seu produto. 

Nos próximos artigos apresentarei outras sugestões de como usar o artesanato dentro do nicho casamento que a cada dia vai se abrindo como um leque de oportunidades.

Se você está gostando desse artigo,venha fazer parte da nossa lista VIP. 

Receba as nossas dicas GRATUITAS sobre como utilizar as novas mídias para vender o seu artesanato. Para receber nossa dicas direto no seu whatsapp clique na imagem abaixo e me envie um zap como seu nome e o tipo de artesanato que você faz!

 

Escalope rosa com a frase quero ser VIP agora em branco.

 

 

 

Seja VIP e fique por dentro de todas as nossas novidades

 

Veja também alguns artigos como:

 Crochê como profissão

Descubra os diversos nichos do scrapbook!

Patchwork, Patchaplique e Prensa Térmica

Pintura em tecidos

Produção de casamentos  usando produtos artesanais

Visão periférica e casamento.

Vintage, Rústico, Boho e Shabby chic

Artes em feltro

Como mudar de vida sendo empreendedor

Fiquem atentos!

Seus comentários e sugestões contribuirão para apresentação de artigos de seu interesse e para melhorar, sempre! Aguardo você em meus blogs:

http://vitrinecasamento.blogspot.com.br/

http://vilameloartes.blogspot.com.br/

www.facebook.com/groups/casaredecorar/

Um grande abraço,

Dirce Melo.