Mulher branca de cabelo curto, castanho escuro, usando óculos. Em casamento tem espaço para artesanato?
Tem, sim senhora!

Trabalhei muitos anos como decoradora de eventos. Mas decorar casamento sempre foi o que mais me encantou.

 Atender uma noiva, ouvir seus sonhos, seus desejos sempre me foi muito prazeroso, pois sabia da minha responsabilidade em transformar os sonhos e desejos ali expressos em realidade.  Dirce Melo.

Tinha a tarefa de traduzir os pensamentos para no mínimo, aproximar do real. Via meus esforços compensados por um e-mail ou um telefonema agradecendo e a célebre frase para nós, decoradores: Você superou minhas expectativas.

Minhas experiências na decoração de casamento, no atendimento às noivas me mostraram algumas diretrizes, me apontaram caminhos que aprendi a trilhar e um aprendizado que incorporei e que levarei para a vida toda.

Saber ouvir, saber interpretar o que seu cliente deseja, esforçar-se sempre para oferecer mais do que o que ele espera são coisas que não podem ser descartadas.

Não importa a época nem a crise econômica, os casamentos continuam acontecendo. Algumas festas com mais glamour, outras com menos, mas elas acontecem e o ano todo.

Quando ouvimos falar em festa de casamento, logo pensamos em fornecedores. Decoração, convites, lembrancinhas, pajens, damas, música, fotos, padrinhos, trajes, buquê, Buffet, cabelos, transporte e mais uma infinidade de itens.

O evento casamento é feito de detalhes. E um olhar mais apurado vai perceber que o artesanato tem seu espaço cada vez mais ampliado.

Eu disse que é feito de detalhes, mas na verdade esses detalhes são soluções para algumas necessidades que alguém viu, gostou e acabou tornando um item útil.

Imagine você numa festa e o botão de sua blusa cai e sem desespero, você vai ao toallete e então é só procurar por linha e agulha numa caixinha decorada com muito bom gosto e no tom da festa e o seu problema é resolvido!

É muito agradável sentar à mesa e ver a preocupação da noiva em informar os convidados sobre o menu e que o mesmo está lindamente exposto numa moldura. Conheço noivas que mudaram de profissão ao descobrir as oportunidades no mundo das festas.

Para essa atividade e como em todo empreendimento, é necessário compreender o universo das noivas. Entender um pouco dos estilos para oferecer produtos adequados significa investir tempo em pesquisa.

Hoje, os estilos romântico, rústico e vintage, são os mais procurados, creio que pela liberdade na escolha de materiais e pelo clima familiar que se imprime em cada um dos estilos, mas é preciso lembrar que os clássicos não saem da moda.

 

Romântco/rústico

Decoração de casamento rústica e romântica, com tons predominantes em azul na decoração.

 

Vintage

Decoração vintage em mesa de bolo de casamento ao ar livre. Tons de cores com predominância da cor roxa.

 

Ao adquirir os conhecimentos sobre os estilos, então é hora de pesquisar e descobrir o que um evento como uma festa de casamento tem a ver com artesanato, e mais especificamente com a sua arte, com a sua técnica.

Para quem tem habilidade com papéis e gosta do scrapbook, há uma lista imensa de produtos que podem ser desenvolvidos: convites, tags, forminhas, lembrancinhas, marcadores de mesas, álbum e mini álbum, porta guardanapo cadernos de receitas e bloquinhos para Chá de Panelas e outros.

Se você é aquela artesã que se dá bem com peças em MDF ou cartonagem, você pode oferecer seus produtos como caixas para toallete, para convite de madrinhas, padrinhos, pajens e damas, souplast, lembrancinhas, cabides decorados, palavras ou letras com iniciais.

 

Plaquinha em MDF escrito LOVE em dourado.

Caixinha em MDF para lembrancinhas dos padrinhos, com noivinhos na tampa. Com cor branca predominante.

Caixinha em MDF com cor branca, e flores na parte superior.

 

Mas se você gosta de criar arranjos com flores artificiais quero te encorajar a ir em frente, pois há no mercado materiais ótimos, de boa qualidade que resultam em lindos trabalhos. As guirlandas estão em alta.

Há também a linha do reaproveitamento, muito apreciada por aquelas noivas que defendem a sustentabilidade. Peças como garrafas e latas decoradas,

 

Linha do reaproveitamento, muito apreciada por aquelas noivas que defendem a sustentabilidade. Peça: lata decorada como vaso de flor. Llinha do reaproveitamento, muito apreciada por aquelas noivas que defendem a sustentabilidade. Peça: garrafa decorada com flores.

 

caixotes, paletes, portais.

Linha de reaproveitamento, muito apreciada por aquelas noivas que defendem a sustentabilidade. Escada utilizada na decoração do casamento como suporte para vasinhos de flores. Linha de reaproveitamento, muito apreciada por aquelas noivas que defendem a sustentabilidade. caixotes de paletes utilizado na decoração do casamento como suporte para vasinhos de flores.

 

As plaquinhas indicativas são bem-vindas e úteis nesse tipo de evento. Elas têm não só a função de informar, mas também dão um charme a mais na decoração. Seja para indicar os locais de festa, cerimônia, avisar que a noiva está chegando ou para mostrar suas origens e gostos, elas são fáceis de fazer.

Fico feliz em ver imagens de ver minhas plaquinhas em blogs e revistas por aí.

 

Plaquinhas indicativas, em um vaso de flor com luzes e corações penduradas.

 

Em relação ao material, esse é facilmente encontrado em lojas do ramo, nas grandes cidades, geralmente elas se concentram em ruas muito próximas. Também é facilmente encontrado em lojas virtuais, sites especializados na venda de materiais para artesanato.

É muito importante verificar sua lista de material. Esse mercado oferece uma variedade imensa de produtos e às vezes nos encantamos e compramos o que nem vamos usar. Eu costumo chamar esse momento de compra consciente.  Saber o que realmente precisa é garantir melhor lucro, pense sempre nisso.

Aí você pode perguntar: Pesquisei, me informei e já descobri o nicho que quero atuar, mas como vender? Vou te dizer que essa a parte mais questionada no nosso meio.

Mas, graças a Deus, existem pessoas preocupadas com a questão e que disponibilizam seus conhecimentos na área de vendas, e se você está lendo esse artigo saiba que esse espaço oferece artigos com muitas dicas que auxiliarão nessa etapa de seu negócio.

Sugiro que você leia o artigo 5 dicas essenciais para você vender cada vez mais o seu artesanato

 

Veja também alguns artigos como:

 Crochê como profissão

Descubra os diversos nichos do scrapbook!

Patchwork, Patchaplique e Prensa Térmica

Pintura em enxoval de bebê, um artesanato lucrativo e gostoso de fazer.

Espaço KIDS em casamentos.

Visão periférica e casamentos.

Vintage, Rústico, Boho e Shabby chic

 

Há também as lojas virtuais, plataformas que oferecem espaços para você vender seus produtos.

Peço que vocês aguardem um pouquinho pois logo teremos uma novidade especial para você que deseja abrir sua loja virtual.

É interessante participar de grupos na internet relacionados a noivas, casamento… Uma boa maneira de participar é registrar comentários, postar um trabalho seu e ler o que estão falando nos grupos. Uma boa ideia e oportunidades podem surgir.

Espero ter contribuído de alguma forma, e quem sabe desse nicho você crie novos subnichos. Quero que saiba que poderá contar comigo.

Venha conhecer o meu Blog

Linha de reaproveitamento com garrafas decoradas.

e fazer parte do meu grupo casar e decorar

 

Bora lá fazer arte!

Beijos e até o próximo artigo!

 Dirce Melo